Proteção e Segurança Radiológica – Utilização de fontes seladas e de aparelhos geradores de radiação X em atividades não médicas

Objetivos


Proporcionar aos trabalhadores expostos, bem como aos restantes trabalhadores com acesso à instalação onde operam as fontes de radiação, a formação específica em proteção e segurança radiológica determinada pela autoridade competente –Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA).
Conferir os conhecimentos de base e específicos para o desempenho das funções de proteção radiológica inerentes à utilização de fontes seladas e de aparelhos geradores de radiação X em atividades não-médicas, incluindo:
  • A otimização das exposições ocupacionais e do público (de acordo com o disposto no art.º 6.º do DL 108/2018);
  • As disposições para fazer face a incidentes ou acidentes (de acordo com o disposto no art.º 26.º (3) do DL 108/2018).


  • Destinatários


    Todos os trabalhadores expostos da instalação onde se realiza a prática, incluindo todos os demais trabalhadores que possam ter acesso à referida instalação.
  • Titulares com o diploma de ensino secundário (12º ano) ou grau superior
  • Certificado de Formação Profissional em Proteção Radiológica para a utilização de fontes seladas e aparelhos geradores de radiação X, emitido pela entidade formadora;
    Nota: A conclusão deste curso de formação com aproveitamento em exame final permite realizar o pedido de reconhecimento de Qualificação Profissional em Proteção Radiológica – Nível 3: Técnico Operador, previsto no Decreto-Lei nº 227/2008, de 25 de novembro, pela via normal junto da autoridade competente (apambiente.pt/_cms/view/page_doc.php?id=1756).

  • Titulares com grau académico inferior ao 12º ano de escolaridade
  • Certificado de Formação Profissional de Carácter Geral em Proteção Radiológica, emitido pela entidade formadora.
    Nota: A frequência deste curso de formação permite a obtenção de um certificado de formação profissional, emitido pela entidade formadora, para efeitos de utilização das fontes ou acesso às instalações onde operam as fontes.


    Programa

     
    Duração
    21 Horas
    Investimento
    ___,__ €
     
     
    Inscrição